domingo, 28 de setembro de 2008

Publicidade tradicional vs Publicidade online


É evidente o crescimento do investimento na publicidade online uma vez que as empresas a utilizam cada vez mais pelo facto de ter uma forte capacidade de interacção entre a organização e o consumidor.
Por outro lado, penso eu que o facto de até 2009 o investimento em publicidade online ser superior a rádio e outdoor é verdade mas também vejo isso numa outra perspectiva. Isto é, o facto de o investimento de publicidade online vir a superar o investimento em rádio e outdoor, não quer dizer de todo que os media tradicionais estão a "perder adeptos" em detrimento da pub online. Isso porque como todos sabemos a pub online está em fase de expansão e ainda mais rápido do que se esperava. Ela pode aumentar em termos de volumes de anunciantes e vendas de espaços mas sem prejudicar alguns dos meios tradicionais.



Assim sendo, acho que será cada vez mais visível em empresas ligadas principalmente ao grande consumo utilizarem estratégias de comunicação integrada de forma a cobrirem o maior território possível.
Também acho que o investimento em pub online dentro de algum tempo deve abrandar o crescimento por causa dos níveis de saturação que pode atingir em pouco tempo. No entanto, destacar-se-ão as empresas que para além da comunicação online dos seus produtos e serviços utilizarem e simultâneo formas de experimentação gratuita, assistência, o valor dos produtos, comparação de funcionalidade, custo de utilização a longo prazo e preços bem como facilitação de compra por parte dos clientes.
Contudo, isto levará a que as empresas procurem conceber produtos em que os custos de extracção dos benefícios sejam cada vez mais simples, bem como a forma de os apresentar ao consumidor.

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