sábado, 27 de setembro de 2008

Dell um exemplo de comércio eletrónico!!!


O alvoroço não explica a precipitação desenfreada das empresas, sejam grandes ou pequenas, para estar na web. Nem justifica que um pequeno negócio tenha grandes gastos com um recurso de comércio electrónico. O que está levando a este tipo de furor? Para entender um pouco, vamos dar uma olhada em uma das empresas de comércio electrónico mais bem sucedidas: Dell (em inglês).
A Dell é uma empresa objectiva que, como muitas outras, vende computadores personalizados para clientes e empresas. A Dell começou como uma empresa de pedidos por correio que fazia anúncios nas contracapas de revistas e vendia seus computadores pelo telefone. A presença do comércio electrónico na Dell tem sido largamente divulgada pois a Dell consegue vender muitas mercadorias na web.
Isso quer dizer alguma coisa? A Dell vem vendendo computadores por e-mail e pelo telefone por mais de uma década. As vendas feitas por pedidos via correio são uma forma padrão de fazer coisas que acontecem por mais de um século (a Sears, afinal de contas, era originalmente uma empresa dessas). E se 25% das vendas da Dell fossem pela web em vez de pelo telefone, seria uma grande coisa? A resposta poderia ser sim, por três razões:
· se a Dell perdesse 25% de suas vendas pelo telefone para atingir seus 25% de vendas pela web, não ficaria claro que o comércio electrónico teria alguma vantagem. A Dell não venderia mais computadores. Mas e se as vendas feitas pela web custassem menos (por exemplo, pelo fato de a empresa não ter que contratar alguém para atender o telefone)? Ou se as pessoas que comprassem pela web tendessem a comprar mais acessórios? Se o custo da transacção na web é menor, ou se a apresentação da mercadoria na web é mais convidativa e encoraja transacções maiores, mudar para a web é mais produtivo para a Dell;
· e se, no processo de vender mercadorias na web, a Dell não perdesse as vendas através do canal tradicional por telefone? Isto é, e se acontecesse de ter uma parcela da população que preferisse comprar coisas pela web (talvez porque há mais tempo para pensar, ou porque você pode tentar muitas outras opções diferentes para ver o que aconteceria ao preço final, ou porque você pode comparar vários vendedores facilmente ou o que quer que seja). Ao construir seu site na web para atrair esses clientes, a Dell pode conquistar clientes de outros fornecedores que não oferecem esse serviço. Isso proporciona a ela uma vantagem sobre a concorrência que lhe permite aumentar sua participação no mercado;
· há também uma crença muito conhecida de que uma vez que um cliente começa a trabalhar com um fornecedor, é muito mais fácil manter esse cliente do que atrair novos. Desse modo, se você consegue construir uma lealdade à marca para um site na web, logo, terá vantagem sobre os outros fornecedores que tentarem entrar no mercado mais tarde. A Dell implementou seu site na web muito cedo, e isso possivelmente lhe dá uma vantagem sobre o concorrente.
Essas três tendências são os principais condutores que estão por trás do sucesso do comércio electrónico. Existem também outros factores.

http://informatica.hsw.uol.com.br/comercio-eletronico5.htm

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