domingo, 12 de outubro de 2008

O que é o "subprime"?




É um crédito à habitação de alto risco que se destina a uma fatia da população com rendimentos mais baixos e uma situação económica mais instável. A única garantia exigida nestes empréstimos é o imóvel. Este segmento do mercado de crédito é exclusivo dos Estados Unidos, não havendo na Europa um paralelismo exacto.


O subprime surgiu quando a Reserva Federal norte-americana (Fed) começou a baixar as taxas juro para estimular o mercado imobiliário com o intuito de controlar os efeitos dos ataques terroristas do 11 de Setembro nos mercados de tecnologias. Mas em 2003, a criação de emprego e o investimento empresarial estavam em níveis baixos e a taxa de juro descia para 1%. Simultaneamente, as várias instituições bancárias deixaram de ser tão exigentes nas condições requeridas para conceder créditos. Quando a Fed começou a subir de novo os juros o problema estalou. Com juros mais altos acompanhados pela queda dos preços das casas, as famílias ficaram sem capacidade para saldar as suas dívidas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eh um facto que o Subprime eh um dos principais responsaveis pela crise economica-financeira que se vice nos EUA, Europa e que vai lancando ondas caoticas um pouco por todo mundo. Eh necessario referir que o Subprime teve o seu epicentro no EUA ja que o Fed reduziu os seu criterios de credito. Com que objectivo? Tentar acelerar a economia do pais, injectar mais capital no mercado, mesmo que esse capital seja efemero e artificial. A descida das taxas de juto gerou somento uma "bubble". Este termo americanizado eh uma metafora que satiriza os baloes enchidos a ar..O que acontece? REbentam! Foi o que aconteceu. Muitas das pessoas que adquiriram creditos imobiliarios, posterirmente adquiriram ainda mais outros emprestimos para pagar os primeiros. Isto acontece na esperanca de verem os seu imoveis valorizarem. Quando isto por sua vez nao acontece, estes devedores deicham de pagar os emprestimos deixando os bancos com enormes defices nos seus balancetes. O que acontece a seguir? Eh o que se expererencia no presente, banco na falencia, pessoas a levantarem as suas poupancas com medo que outros bancos declarem banca-rota, governos tentando adoptar medidas "desmedidas" para fazerem face a crise, e a um generalizado colpaso sistematico em efeito de DOMINO.

PS: Lamento a falta de acentos, o computador nao os tem.

Um bem haja.

Morimbas