sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O encanto do comércio eletrónico

Meus caros,

Algumas vantagens da utilização do comércio electrónico segundo um portal de informática brasileiro:

A lista a seguir resume o que pode ser chamado de "o encanto do comércio eletrônico":

· custos menores de transação: se um site de comércio eletrônico é bem implementado, a web pode reduzir significativamente tanto os custos de tomada de pedidos iniciais como os custos de atendimento ao consumidor após a venda através de processos automatizados;
· compras maiores por transação: a Amazon oferece um recurso que nenhuma outra loja normal oferece. Ao ler a descrição de um livro, é possível ver também "o que outras pessoas que compraram esse livro também compraram." Isto é, você pode ver livros relacionados que as pessoas estão realmente comprando. Devido a recursos como esses, é comum que as pessoas comprem mais livros do que comprariam em uma livraria normal;
· integração com o ciclo de negócios: um site na web bem integrado ao ciclo de negócios pode oferecer aos clientes mais informações do que havia disponíveis anteriormente. Por exemplo, se a Dell acompanha cada computador no processo de produção e entrega, os clientes podem ver exatamente onde seu pedido está a qualquer momento. Foi isso que a FedEx fez quando introduziu o rastreamento de encomendas online: disponibilizou mais informações para o cliente;
· as pessoas podem fazer compras de modos diferentes. As empresas de encomendas por correio tradicionais introduziram o conceito de comprar em casa, de pijamas, e o comércio eletrônico oferece esse mesmo luxo. Novos recursos que os sites da web oferecem incluem:
· a possibilidade de ir construindo um pedido por vários dias;
· a possibilidade de configurar produtos e consultar preços atuais;
· a capacidade de fazer pedidos personalizados complicados com facilidade;
· a capacidade de comparar preços de vários fornecedores com facilidade;
catálogos maiores: a empresa pode fazer um catálogo na web que nunca caberia em uma caixa postal comum. Por exemplo, a Amazon vende milhões de livros. Imagine se tentássemos colocar toda as informações disponíveis no banco de dados da Amazon em um catálogo de papel;
melhor interação com os clientes: com ferramentas automatizadas é possível interagir com um cliente de modo mais rico e, virtualmente, sem custos. Por exemplo, o cliente pode receber um e-mail quando o pedido for confirmado, quando o pedido for enviado e depois que o pedido chegar. Um cliente feliz tem maior probabilidade de comprar algum outro item da mesma empresa.
São esses tipos de vantagens que criam um sensacionalismo que cerca o comércio eletrônico.
Há um último ponto do comércio eletrônico que precisa ser mencionado. Ele permite que as pessoas criem modelos de negócios completamente novos. Em uma empresa de encomendas por correio há um alto custo de impressão e envio de catálogos que geralmente acabam no lixo. Há também um alto custo com empregados no departamento que recebe os pedidos e atende ao telefone. No comércio eletrônico, tanto o custo de distribuição de catálogos e de tomada de pedidos caem para zero. Isso significa que pode ser possível oferecer produtos mais baratos, ou oferecer produtos que não poderiam ser oferecidos anteriormente devido à mudança na dinâmica dos custos.
No entanto, é importante ressaltar que o impacto do comércio eletrônico vai até esse ponto. Os canais de pedidos por correio nos EUA oferecem muitas dessas mesmas vantagens, mas isso não impede que sua cidade tenha um shopping center. O shopping tem aspectos de entretenimento e sociais que atraem pessoas, e também permite que o cliente toque nos produtos e os levem instantaneamente. O comércio eletrônico não pode oferecer nenhum desses recursos. Os shoppings não vão deixar de existir tão cedo...

Fonte: http://informatica.hsw.uol.com.br/comercio-eletronico5.htm

Embora concorde com todas essas vantagens, caso tenham reparado, os exemplos apresentados são referentes a realidade dos Estados Unidos onde apesar de o comércio electrónico estar associado as transacções via internet, tem um papel relevante o que o caracteriza como uma nova economia.
Também acho que um dos factores que impulsionou esta nova economia é o facto de encurtar as distâncias entre os vários estados norte-americanos bem como a descentralização da distribuição por parte das empresas.
Já no caso de Portugal o comércio electrónico pode ser visto de um ponto de vista mais abrangente, uma vez que, as ATM possibilitam este mesmo comércio electrónico.
Contudo, apesar das diferenças em termos de dimensões e de densidade populacional entre os EUA e Portugal serem bastante acentuados bem como o número de utilizadores do comércio via internet, em Portugal o conceito de comércio electrónico é mais abrangente.

Manuel P. Andrade

abraços

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